Quem pretende votar nas Eleições de 2026 e ainda não possui título de eleitor deve ficar atento ao prazo: o alistamento eleitoral segue até 6 de maio, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Após essa data, o cadastro será fechado para a preparação do pleito.
Somente em 2025, 108.422 pernambucanos solicitaram a emissão do primeiro título de eleitor, sendo 66.822 jovens entre 16 e 18 anos, faixa que representa mais de 61% dos novos alistamentos no estado. Pernambuco encerrou o ano com um total de 7.085.217 eleitores.
O alistamento é obrigatório para maiores de 18 anos e facultativo para analfabetos, maiores de 70 anos e jovens de 16 e 17 anos. O procedimento inicial pode ser feito online, pelo site do TSE, na opção “Autoatendimento Eleitoral”. Basta preencher os dados, anexar documentos e uma foto. Um número de protocolo será gerado, permitindo o acompanhamento da solicitação.
No entanto, o processo só é concluído após a coleta biométrica, que deve ser feita presencialmente e com agendamento prévio no site do TRE-PE. O não comparecimento no prazo de 30 dias resultará no cancelamento do pedido.
Além do primeiro título, o prazo também vale para transferência de domicílio, revisão de dados e regularização da situação eleitoral.































