Foto: Reprodução / Aeroportos de Portugal
Uma brasileira foi deportada de Portugal e separada dos dois filhos, de 8 e 6 anos, após voltar de férias em família. A mulher foi detida no Aeroporto de Lisboa na terça-feira (19), sob alegação de não possuir autorização de residência no país.
O marido, o advogado e administrador Hugo Silvestre, possui direito de residência em Portugal pela autorização da CPLP e havia solicitado o reagrupamento familiar, mas o processo ainda estava em análise. Ele relatou que chegou a marcar entrevistas para a esposa e os filhos, mas que não foram atendidos pela Agência para Integração, Migrações e Asilo (Aima).
Na quarta-feira (20), às 16h30, a brasileira foi repatriada em um voo para o Recife, sem passaporte, enquanto os filhos permaneceram em Portugal com o pai.
O caso ocorre em meio a mudanças nas regras migratórias do país. Em julho, o parlamento português aprovou medidas mais rígidas para reagrupamento familiar, mas o Tribunal Constitucional as vetou em agosto.
O Ministério das Relações Exteriores do Brasil informou que acompanha o caso por meio do Consulado-Geral em Lisboa e presta assistência consular à família.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 09/12/2025
MC Cabelinho sofre tentativa de roubo após show do...
Cantor foi cercado por fãs quando um homem tentou arrancar...
- Por REDAÇÃO
- 09/12/2025
Repórter da Cazé TV é agredida durante cobertura de...
Aline Gomes foi atingida no rosto com o próprio microfone...
- Por REDAÇÃO
- 03/12/2025
Nova Carteira de Identidade Nacional já foi emitida...
Documento será obrigatório para beneficiários de...
- Por REDAÇÃO
- 24/11/2025
STF forma maioria para manter prisão preventiva de...
Ex-presidente alegou surto medicamentoso após tentar...