A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (28) o projeto de lei que garante aos passageiros de voos domésticos o direito ao transporte gratuito de bagagem de mão. A proposta, de autoria do deputado Da Vitória (PP-ES) e relatada por Neto Carletto (Avante-BA), assegura o embarque com uma mala de até 12 quilos, além de um item pessoal, sem cobrança extra.
Além da aprovação do texto-base, os deputados também decidiram incluir no projeto a gratuidade para o despacho de uma mala de até 23 quilos em voos dentro do território nacional. A medida reverte a regulamentação da Anac, em vigor desde 2017, que autorizava a cobrança por bagagens despachadas.
Segundo o parecer, caso não haja espaço nos compartimentos superiores da cabine, a empresa aérea será obrigada a transportar a bagagem de mão como despachada, sem custo adicional para o passageiro.
O projeto agora segue para análise do Senado Federal. A Casa já havia aprovado uma proposta semelhante anteriormente, mas, mesmo assim, a Câmara optou por votar a matéria em sua nova versão.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 09/12/2025
MC Cabelinho sofre tentativa de roubo após show do...
Cantor foi cercado por fãs quando um homem tentou arrancar...
- Por REDAÇÃO
- 09/12/2025
Repórter da Cazé TV é agredida durante cobertura de...
Aline Gomes foi atingida no rosto com o próprio microfone...
- Por REDAÇÃO
- 03/12/2025
Nova Carteira de Identidade Nacional já foi emitida...
Documento será obrigatório para beneficiários de...
- Por REDAÇÃO
- 24/11/2025
STF forma maioria para manter prisão preventiva de...
Ex-presidente alegou surto medicamentoso após tentar...