Consumo diário de carnes ultraprocessadas e refrigerantes acelera declínio cognitivo, aponta estudo
Foto: Reprodução
Um novo estudo realizado por pesquisadores americanos sugere que o consumo frequente de carnes ultraprocessadas, como presunto, salame e bacon, e de refrigerantes pode prejudicar a saúde do cérebro. A pesquisa, publicada na revista científica The American Journal of Clinical Nutrition, revelou que indivíduos que ingerem ao menos uma porção diária desses alimentos apresentam maior risco de comprometimento cognitivo.
Segundo os dados, problemas de memória e atenção aumentam em 17% entre pessoas que consomem uma porção diária de carne ultraprocessada. Para cada dose de refrigerante ingerida, o risco cresce em 6%.
O estudo acompanhou, entre 2013 e 2020, norte-americanos com 55 anos ou mais, monitorando-os a cada dois anos. As avaliações incluíram testes de memória imediata e tardia, contagem regressiva e exercícios de subtração contínua, baseados em métricas cognitivas globais. A pesquisa utilizou informações do Estudo Nacional de Saúde e Aposentadoria dos EUA.
Os pesquisadores destacam que os resultados são preocupantes, já que refrigerantes e carnes processadas fazem parte da rotina alimentar de milhões de pessoas. Eles recomendam atenção aos rótulos, moderação no consumo e substituição por frios menos processados, como formas de proteger a saúde cerebral a longo prazo.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 10/12/2025
Recife inicia vacinação de gestantes contra vírus...
Meta da capital é vacinar 80% das grávidas
- Por REDAÇÃO
- 09/12/2025
Anvisa aprova vacina contra dengue do Instituto...
O imunizante, que será distribuído exclusivamente pelo...
- Por REDAÇÃO
- 05/12/2025
Pernambuco recebe primeiras doses da vacina contra...
Com 30,7 mil doses da Abrysvo, imunização visa proteger...
- Por REDAÇÃO
- 02/12/2025
Casos suspeitos de intoxicação por metanol em...
cinco mortes já foram registradas e 12 casos seguem sob...
- Por REDAÇÃO
- 01/12/2025
Ministério da Saúde anuncia R$9,8 bilhões para...
Plano AdaptaSUS prevê construção de unidades...