Mais Categorias
Saúde

Estudo aponta que medicamentos como Ozempic reduzem pensamentos obsessivos sobre comida

Estudo aponta que medicamentos como Ozempic reduzem pensamentos obsessivos sobre comida
    Compartilhe:

Um novo estudo divulgado no encontro anual da Associação Europeia para o Estudo do Diabetes revelou que medicamentos à base de semaglutida, como o Ozempic, podem reduzir significativamente pensamentos obsessivos e intrusivos sobre comida, conhecidos como “ruído alimentar”.  

A pesquisa, conduzida pela farmacêutica Novo Nordisk, ouviu 550 pacientes dos EUA em tratamento com semaglutida para perda de peso. A maioria (81%) usava o medicamento há pelo menos quatro meses. Antes do início do tratamento, 62% relatavam pensamentos constantes sobre comida. Durante o uso da medicação, esse número caiu para 16%.  

Também houve queda expressiva entre os que passavam muito tempo pensando em comida (de 63% para 15%), entre os que sentiam que esses pensamentos tinham efeito negativo (de 60% para 20%) e entre os que se diziam distraídos da vida cotidiana por esses pensamentos (de 47% para 15%).

Os pacientes relataram ainda melhorias na saúde mental, autoestima e nos hábitos alimentares. A semaglutida atua imitando o hormônio GLP-1, que regula o apetite e retarda a digestão, afetando não apenas o sistema digestivo, mas também a sinalização cerebral.  

Apesar dos resultados promissores, os pesquisadores ressaltam que os dados são preliminares, baseados em autorrelatos, e que ainda não foram publicados em revistas científicas com revisão por pares. Mais estudos serão necessários para comprovar os efeitos neurológicos do medicamento.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook