Filmes brasileiros “O Agente Secreto” e “Apocalipse nos Trópicos” entram na corrida pelo Oscar 2026
Foto: Montagem / CNFPE
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (AMPAS), responsável pelo Oscar, confirmou nesta sexta-feira (21) que os filmes "O Agente Secreto", de Kleber Mendonça Filho, e "Apocalipse nos Trópicos", de Petra Costa, estão oficialmente elegíveis para a 98ª edição do Oscar, que acontece em março de 2026.
O longa de Mendonça Filho representa o Brasil na categoria de Melhor Filme Internacional, mas também ganhou destaque na imprensa especializada com uma possível indicação de Wagner Moura a Melhor Ator. Ambientado em 1977, “O Agente Secreto” conta a história de um professor que retorna a Recife, tentando escapar de um passado obscuro.
Já “Apocalipse nos Trópicos”, disponível na Netflix, concorre na categoria de Melhor Documentário e ganhou força após conquistar quatro indicações no IDA Documentary Awards, premiação considerada um dos termômetros do Oscar. O filme investiga a relação entre a política e o avanço evangélico no Brasil, com entrevistas de nomes como Silas Malafaia e o presidente Lula.
A lista de pré-indicados ao Oscar será divulgada em 16 de dezembro, enquanto os indicados oficiais saem em 22 de janeiro. A cerimônia de entrega está marcada para o dia 15 de março de 2026.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 05/12/2025
Netflix avança em negociação para comprar Warner...
Plataforma lidera disputa com oferta bilionária e negocia...
- Por REDAÇÃO
- 05/12/2025
ROBERTINHO DE RECIFE E SEU FILHO ROB ENDRAUS LANÇAM...
Álbum, disponibilizado ontem (4) às 21h pela Universal...