Mais Categorias
Brasil

Governo prorroga até fevereiro prazo para ressarcimento de descontos indevidos no INSS

Governo prorroga até fevereiro prazo para ressarcimento de descontos indevidos no INSS

Foto: Agência Brasil

    Compartilhe:

O governo federal prorrogou até o dia 14 de fevereiro de 2026 o prazo para que aposentados e pensionistas solicitem o ressarcimento de valores descontados indevidamente de seus benefícios do INSS. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (10) pelo deputado Paulo Pimenta (PT-RS), durante sessão da CPMI do INSS.  

Inicialmente, o prazo terminaria em 14 de novembro. A ampliação, segundo Pimenta, atende a um pedido do Ministério da Previdência Social e será oficializada nesta terça-feira (11) pelo ministro Wolney Queiroz.  

Cerca de 3,7 milhões de beneficiários já foram ressarcidos, totalizando R$ 2,5 bilhões. No entanto, estima-se que outros 4,8 milhões de aposentados e pensionistas ainda tenham direito à devolução.  
As cobranças irregulares foram identificadas pela Operação Sem Desconto, da Polícia Federal e da CGU, que investigou fraudes em acordos entre o INSS e entidades associativas.

Segundo o deputado, muitos segurados ainda não sabem que foram lesados. A prorrogação busca facilitar o acesso à reparação, sem que seja necessário entrar na Justiça.  

Os pedidos podem ser feitos pelo site ou app Meu INSS, pelo telefone 135, ou presencialmente em agências dos Correios.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook