A Prefeitura do Recife prevê que guardas civis municipais passem a utilizar armas de fogo em serviço até o primeiro semestre de 2026. A informação foi confirmada pela gestão ao CNFPE nesta terça-feira (28), poucos dias após a regulamentação oficial do uso e armazenamento desses armamentos pela corporação.
O decreto nº 39.173, publicado no último sábado (25) no Diário Oficial do Município, autoriza o uso de armas de fogo funcionais, pertencentes ao patrimônio da prefeitura, por agentes da Guarda Civil Municipal, desde que o porte seja previamente autorizado pela Polícia Federal.
Para ter acesso ao armamento, os agentes deverão comprovar aprovação em curso de formação e treinamento técnico. O uso será feito em regime de "cautela diária", ou seja, as armas serão entregues no início do turno e devolvidas ao final do expediente. Esse controle será feito diretamente na armaria do Comando da Guarda Municipal e registrado em sistema próprio, físico ou eletrônico.
A autorização para o uso diário será concedida pelo comandante da corporação, mediante assinatura de um Termo de Cautela. O uso da arma exige que o agente esteja uniformizado, salvo em funções autorizadas que dispensem o fardamento.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 09/12/2025
Prefeitura do Recife abre inscrições para 1ª etapa...
As inscrições seguem até o dia 26 de dezembro e devem...
- Por REDAÇÃO
- 09/12/2025
Prefeito de Barreiros realiza pouso forçado de...
Carlos Arthur, o Carlinhos da Pedreira, estava na aeronave...
- Por REDAÇÃO
- 09/12/2025
General Maurílio Miranda Netto recebe Medalha do...
Comandante Militar do Nordeste foi homenageado pela...
- Por REDAÇÃO
- 09/12/2025
Suape avança em licitação do Terminal de Veículos...
Edital será lançado até maio de 2026 e o investimento...