Lenine, Carmen Virgínia e Madeira do Rosarinho serão os homenageados do Carnaval do Recife 2026
A Prefeitura do Recife anunciou, nesta segunda-feira (3), os homenageados do Carnaval 2026: o cantor Lenine, a chef e ialorixá Carmen Virgínia e o Bloco Carnavalesco Misto Madeira do Rosarinho, que completa 100 anos no próximo ano.
A escolha, segundo o prefeito João Campos, valoriza figuras e instituições que são pilares da identidade cultural da cidade. “São nomes que fazem parte da história do Recife e do seu carnaval, como foi o caso de Elba Ramalho em 2025, e agora Lenine, que apesar da forte ligação com a folia, ainda não havia sido homenageado oficialmente”, destacou.
O bloco Madeira do Rosarinho, fundado em 1926, é um dos mais simbólicos do carnaval pernambucano. “É um grande merecimento. A comunidade vai se sentir representada”, celebrou Duca, representante da agremiação.
Natural do Recife, Lenine afirmou estar emocionado com o reconhecimento. “Me sinto homenageado todos os anos, mas essa será uma consagração. Vou preparar algo especial para o Marco Zero e outros polos.”
Já Carmen Virgínia, referência na culinária afro-brasileira e idealizadora do Ubuntu – Encontro de Afoxés, destacou o simbolismo da homenagem: “É uma vitória das mulheres de terreiro, das cozinheiras, das que alimentam e resistem.”.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 04/12/2025
Feira Terra PE reúne arte, sustentabilidade e...
Evento gratuito acontece neste fim de semana e celebra a...
- Por REDAÇÃO
- 27/11/2025
Cortejo de samba toma as ruas de Olinda com escolas...
Evento celebra a cultura negra e a tradição do samba com...