Mais Categorias
Saúde

Pernambuco confirma três casos de superfungo em hospital no Recife

Pernambuco confirma três casos de superfungo em hospital no Recife

Foto: Shawn Lockhart

    Compartilhe:

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou na quinta-feira (18) três casos de Candida auris no Hospital Otávio de Freitas, em Tejipió, Recife. Dois pacientes faleceram e um permanece internado em isolamento na UTI respiratória.

Os casos foram identificados em homens de 33, 44 e 49 anos, todos com doenças de base como AVC, câncer e tuberculose. O paciente de 33 anos está estável, enquanto os outros dois morreram devido a condições pré-existentes.

A direção do hospital, com orientação da Apevisa e CCIH, suspendeu temporariamente novas admissões na UTI para garantir a limpeza e desinfecção do local e monitorar os pacientes.

Visitas são permitidas, mas com restrições. Medidas preventivas incluem higiene das mãos, uso de EPIs e desinfecção de superfícies e equipamentos médicos.

O primeiro caso de Candida auris em Pernambuco foi identificado em um homem de 38 anos internado no Hospital da Restauração, no Derby, Recife, no final de 2021, com confirmação da infecção no início de 2022. Em agosto de 2022, o Hospital Miguel Arraes, em Paulista, também confirmou casos do fungo. Em maio de 2023, os atendimentos no Miguel Arraes foram suspensos devido à circulação de um paciente infectado por várias alas, mas o hospital retomou as atividades em junho.

Em julho de 2023, o governo suspendeu temporariamente os atendimentos no Hospital Getúlio Vargas, no Cordeiro, Recife, por causa do superfungo, retomando as operações após uma semana. Em junho de 2024, o Hospital Agamenon Magalhães, no Parnamirim, alterou o funcionamento da emergência de clínica e cardiologia após a confirmação da infecção em uma mulher de 64 anos.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook