Mais Categorias
Saúde

Pernambuco lança teleinterconsulta de emergência em psiquiatria para ampliar acesso à saúde mental

Pernambuco lança teleinterconsulta de emergência em psiquiatria para ampliar acesso à saúde mental

Foto: SES-PE

    Compartilhe:

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) anunciou, nesta semana, o início do serviço de teleinterconsulta de emergência em psiquiatria, integrado à Ilha de Cuidado da Central de Regulação Hospitalar. O atendimento, gratuito, pode ser acessado pelo número 0800 281 3555.

A iniciativa começa funcionando durante o dia e, nesta primeira fase, está disponível para as UPAs de Nova Descoberta, Caxangá e Torrões, além de seis grandes hospitais: Hospital da Restauração (HR), Hospital Agamenon Magalhães (HAM), Hospital Otávio de Freitas (HOF), Hospital Barão de Lucena (HBL), Hospital Getúlio Vargas (HGV) e Hospital Regional do Agreste (HRA).

A expectativa é de que o serviço seja expandido gradualmente para outras unidades, com o objetivo de reduzir encaminhamentos ao Hospital Ulysses Pernambucano e agilizar internações em leitos de saúde mental.

Segundo a SES-PE, o modelo, que permite a interação remota entre profissionais de saúde e pacientes, vem ganhando espaço no estado. Até junho de 2025, foram realizadas 2.564 teleinterconsultas pediátricas, número praticamente igual ao registrado em todo o mesmo período de 2024 (2.562).

Na área de neurologia, foram contabilizadas 3.050 consultas em 2025, incluindo apoio remoto de especialistas e acesso a exames de neuroimagem próximos ao local de atendimento.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook