Mais Categorias
Cidade

Pernambuco tem o terceiro menor número de guardas municipais armados do país, aponta levantamento

Pernambuco tem o terceiro menor número de guardas municipais armados do país, aponta levantamento

Foto: GCM Recife

    Compartilhe:

O estado de Pernambuco foi classificado como o terceiro do Brasil com menor proporção de guardas civis municipais armados, segundo levantamento do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) divulgado na última quarta-feira (22).

De acordo com o estudo, apenas 6,38% dos integrantes das Guardas Municipais pernambucanas atuam com porte de arma de fogo. O estado fica à frente apenas de Rondônia (0,0%) e Rio de Janeiro (2,33%). Logo em seguida aparecem Amazonas (7,14%), Rio Grande do Norte (11,11%) e Ceará (12,28%).

O levantamento faz parte do primeiro balanço nacional sobre a estrutura, efetivo, capacitação e atuação das Guardas Municipais em todo o país. A pesquisa foi conduzida pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), com base em dados de 2024.

Estados com maior número de GCMs armados

No outro extremo do ranking, os estados com maior percentual de guardas armados são:

  • Rio Grande do Sul – 85%;
  • Mato Grosso do Sul – 83,33%;
  • São Paulo – 81,34%;
  • Paraná – 80,65%;
  • Goiás – 75%.

O estudo chama atenção para o caso de Roraima, que apresentou 100% de efetivo armado — número considerado não representativo, já que apenas a Guarda Municipal de Boa Vista respondeu ao questionário.

Presença das Guardas Municipais em Pernambuco

Dos 185 municípios pernambucanos, 89 possuem Guardas Municipais — o que representa 48,1% do estado. No entanto, apenas 47 cidades responderam ao levantamento nacional.

Em nível nacional, o efetivo pernambucano representa 52,8% do total de guardas civis municipais do Brasil.

As cidades pernambucanas que contam com GCM são:
Água Preta, Altinho, Arcoverde, Barreiros, Bom Conselho, Brejo da Madre de Deus, Buíque, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Carpina, Caruaru, Cupira, Escada, Garanhuns, Glória do Goitá, Gravatá, Igarassu, Ilha de Itamaracá, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Jataúba, Olinda, Orobó, Ouricuri, Palmares, Paranatama, Paudalho, Paulista, Pombos, Quipapá, Recife, Ribeirão, Santa Cruz do Capibaribe, São Bento do Una, São João, São Lourenço da Mata, São Vicente Férrer, Serra Talhada, Solidão, Tabira, Taquaritinga do Norte, Timbaúba, Toritama, Triunfo, Venturosa, Vicência e Vitória de Santo Antão.

Regiões com mais guardas armados

O levantamento também aponta o número absoluto de guardas armados por região do país:

  • Nordeste – 653;
  • Sudeste – 379;
  • Sul – 87.

O balanço, segundo o Ministério da Justiça, deve orientar políticas públicas de segurança municipal, com foco em padronização, capacitação e melhores condições de trabalho para os agentes que atuam na linha de frente da segurança urbana.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook