Mais Categorias
Cidade

Praça do Arsenal é reinaugurada com detalhes originais de sua inauguração em 1934

Praça do Arsenal é reinaugurada com detalhes originais de sua inauguração em 1934
    Compartilhe:

Um dos principais cartões-postais do bairro do Recife, a Praça do Arsenal foi oficialmente reinaugurada após passar por uma ampla revitalização. O novo projeto teve como base o desenho original do paisagista Roberto Burle Marx, datado de 1934, e buscou preservar o valor histórico e paisagístico do espaço, unindo conservação e modernidade.  

A requalificação foi realizada pelo Moinho Recife, com apoio técnico da UFPE, através do Laboratório da Paisagem, e da Emlurb, sob articulação do Programa Recentro. O investimento total foi de R 1,8 milhão, sendo 90% de origem privada, por meio de medida compensatória do Moinho, e 10% da Prefeitura do Recife.  

A nova configuração da praça traz de volta elementos do projeto original, como a esplanada com lajotas, o jardim circular central e a vegetação no entorno. Também foram adicionadas interpretações contemporâneas, como bancos de concreto e um jardim com contornos ondulados.

Na recomposição paisagística, foram utilizadas espécies resistentes à salinidade e com variação de texturas e cores, como iuca-gigante, clúsia, espada-de-são-jorge, agave e onze-horas. Árvores nativas já presentes, como oitis-da-praia e castanholas, foram mantidas, valorizando a paisagem histórica.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook