Mais Categorias
Cidade

Recife lança canal digital para denúncias de bebidas alcoólicas adulteradas com metanol

Recife lança canal digital para denúncias de bebidas alcoólicas adulteradas com metanol
    Compartilhe:

A Prefeitura do Recife lançou, nesta quinta-feira (2), um novo canal digital voltado à denúncia de bebidas alcoólicas adulteradas com metanol, substância altamente tóxica. A ferramenta já está disponível no aplicativo Conecta Recife, com acesso destacado na tela inicial por meio do botão “DENÚNCIA”.

O novo recurso permite que qualquer cidadão informe de forma rápida e simples casos suspeitos de adulteração. Além das denúncias, o canal oferece informações educativas sobre os sintomas de intoxicação por metanol e orientações sobre quando buscar atendimento médico de urgência.

As notificações feitas pelo aplicativo são encaminhadas diretamente à Ouvidoria do SUS Recife, responsável por dar seguimento às investigações.

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil registra, em média, 20 casos de intoxicação por metanol por ano. No entanto, entre agosto e setembro de 2025, já foram notificadas 59 ocorrências no país, 12 confirmadas em laboratório e 47 ainda em análise. Em São Paulo, foram 26 casos suspeitos, com sete confirmações e cinco mortes em investigação.

Em Pernambuco, três casos suspeitos foram registrados recentemente no Agreste, resultando em duas mortes (em Lajedo e João Alfredo) e uma vítima sobrevivente, que apresentou cegueira parcial.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook