Mais Categorias
Cidade

Recife lança edital para construção da Ponte Cordeiro-Casa Forte, ligando zonas Oeste e Norte

Recife lança edital para construção da Ponte Cordeiro-Casa Forte, ligando zonas Oeste e Norte

Foto: Divulgação / PCR

    Compartilhe:

A Prefeitura do Recife publicou, neste sábado (11), o edital de licitação para a construção da Ponte Cordeiro–Casa Forte e para as intervenções do complexo viário da III Perimetral. O anúncio foi feito por meio do Diário Oficial do Município.

Financiado com recursos da Caixa/FGTS e contrapartida da gestão municipal, o projeto prevê uma nova ligação entre as zonas Oeste e Norte da capital, com investimento total de R 236,4 milhões, sendo R180 milhões para a ponte e R 56,4 milhões para as demais obras. O prazo de execução é de 38 meses.

A ponte terá 380 metros de extensão, 11 metros de altura e cruzará o Rio Capibaribe, conectando a Avenida Caxangá à Avenida 17 de Agosto. Com quatro faixas de rolamento, ciclovia e calçadas acessíveis, a estrutura será integrada a diferentes modais de transporte.

O projeto, sob coordenação da URB, utiliza o modelo estrutural “extradorso”, que combina características de pontes estaiadas e em viga. A técnica permite atravessar o rio sem apoios centrais, garantindo a navegabilidade e otimizando custos.

A ponte sairá do bairro do Cordeiro, pela Avenida Professor Estevão Francisco da Costa, com chegada a Casa Forte, por dois acessos: Rua Dona Olegarinha e Rua Jorge Gomes de Sá, próxima ao Parque Santana.

O edital também contempla a requalificação de 17 vias da III Perimetral, totalizando 7,3 km de extensão, incluindo 2 km sem pavimentação atual. As obras abrangem drenagem, iluminação, paisagismo, acessibilidade, ciclofaixa, recuperação de praça e modernização de abrigos de ônibus.

Segundo a Prefeitura, a iniciativa pode reduzir em até 57% as distâncias e em até 63% o tempo de viagem entre as regiões conectadas. A nova ponte será a maior construída no Recife nas últimas quatro décadas, superando a Ponte Engenheiro Jaime Gusmão, entregue em 2023.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook