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Suape avança em processo de leilão do Terminal SUA 01 para iniciativa privada

Suape avança em processo de leilão do Terminal SUA 01 para iniciativa privada

Foto: Divulgação / Suape

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A administração do Complexo Industrial Portuário de Suape, em Ipojuca, deu mais um passo rumo à concessão do Terminal SUA 01 à iniciativa privada. O porto protocolou na Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) os documentos técnicos necessários para a aprovação do arrendamento, que permite o uso de uma área pública por uma empresa privada para exploração e operação por tempo determinado.

O Terminal SUA 01 é voltado à movimentação e armazenagem de veículos e cargas Ro-Ro, sigla em inglês para Roll-on/Roll-off, que define mercadorias embarcadas e desembarcadas rodando, como carros, caminhões e máquinas.

Entre os documentos enviados à Antaq estão o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Financeira (EVTEA), além das minutas do edital e do contrato de licitação. Após a análise da agência, o processo segue para o Tribunal de Contas da União (TCU), que precisa emitir parecer favorável para que o leilão seja autorizado. A expectativa é de que o certame ocorra em maio de 2026.

Localizado na área de apoio do Cais 4, o novo terminal reforçará o Hub de Veículos de Suape, o mais movimentado do Norte/Nordeste. De janeiro a agosto deste ano, 65.010 veículos passaram pelo porto, número 7% maior que o registrado no mesmo período de 2024. Grande parte das operações é destinada à exportação de automóveis produzidos pelo Polo Automotivo Stellantis, em Goiana.

Estrutura e contrato

A área do Terminal SUA 01 é classificada como brownfield, ou seja, já possui estruturas permanentes, e será arrendada por 25 anos. A empresa vencedora do leilão ficará responsável pelos investimentos em obras, edificações e aquisição de equipamentos operacionais.

O projeto prevê capacidade mínima de 4.218 vagas e movimentação anual de cerca de 100 mil veículos. Com 101 mil metros quadrados pavimentados em concreto rígido, o espaço poderá receber automóveis, caminhões, utilitários e tratores, tanto para importação quanto para exportação.

Segundo a administração, o modelo de gestão privada tende a aumentar a eficiência das operações e reduzir riscos em cargas de alto valor agregado.

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