Mais Categorias
Saúde

Vacina contra bronquiolite em bebês será oferecida pelo SUS a gestantes a partir de dezembro

Vacina contra bronquiolite em bebês será oferecida pelo SUS a gestantes a partir de dezembro

Foto: Reprodução

    Compartilhe:

O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira (25) a aquisição de 1,8 milhão de doses da vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR), principal causador da bronquiolite em recém-nascidos. O imunizante será distribuído gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para gestantes a partir da 28ª semana de gravidez, com início da vacinação previsto ainda para dezembro.

A meta do governo federal é atingir 80% de cobertura vacinal do público-alvo. A vacina passa a integrar o Calendário Nacional de Vacinação da Gestante e poderá ser administrada a cada nova gravidez, sem restrição de idade materna.

Segundo o Ministério, o VSR é responsável por 75% dos casos de bronquiolite e 40% das pneumonias em crianças menores de dois anos. Estudos apontam que a vacinação durante a gestação tem eficácia de 81,8% na prevenção de quadros graves da doença nos primeiros 90 dias de vida dos bebês.

A dose é inativada e segura, podendo ser aplicada junto a outras vacinas. Os efeitos colaterais relatados são leves, como dor e vermelhidão no local da aplicação.

O investimento inicial é de R$ 1,17 bilhão, com previsão de aquisição de mais 4,2 milhões de doses até 2027. A inclusão do imunizante no SUS foi viabilizada por meio de um acordo com o Instituto Butantan e o laboratório fabricante, que prevê a transferência de tecnologia para o Brasil.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook