Foto: Reprodução / Fiocruz
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro de um novo teste rápido para diagnóstico da hantavirose, capaz de identificar a doença em apenas 20 minutos. Batizado de TR Hantavírus IgM Bio-Manguinhos, o exame foi desenvolvido com recursos públicos pela Fiocruz e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
A aprovação do teste pela Anvisa atesta sua eficácia, qualidade e segurança, além de liberar sua comercialização. A nova tecnologia inclui um suporte para coleta de sangue e uma solução reagente, e representa um avanço importante no enfrentamento da doença, cuja letalidade chega a 40% dos casos.
Segundo o Ministério da Saúde, a hantavirose é uma zoonose viral aguda, transmitida principalmente por partículas virais de urina, saliva ou fezes de roedores silvestres. A infecção pode evoluir para a síndrome cardiopulmonar, com quadros graves.
A Fiocruz alerta que os casos geralmente estão relacionados a atividades como limpeza de ambientes fechados, trabalho no campo, desmatamento e ecoturismo em áreas de mata. A rapidez no diagnóstico, segundo especialistas, pode ser decisiva para aumentar as chances de sobrevivência dos pacientes.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 11/12/2025
Anvisa aprova teste rápido de hantavirose com...
Desenvolvido com recursos públicos, exame promete agilizar...
- Por REDAÇÃO
- 10/12/2025
Recife inicia vacinação de gestantes contra vírus...
Meta da capital é vacinar 80% das grávidas
- Por REDAÇÃO
- 09/12/2025
Anvisa aprova vacina contra dengue do Instituto...
O imunizante, que será distribuído exclusivamente pelo...
- Por REDAÇÃO
- 05/12/2025
Pernambuco recebe primeiras doses da vacina contra...
Com 30,7 mil doses da Abrysvo, imunização visa proteger...
- Por REDAÇÃO
- 02/12/2025
Casos suspeitos de intoxicação por metanol em...
cinco mortes já foram registradas e 12 casos seguem sob...