Mais Categorias
Mundo

Oito das 277 geleiras da Suécia derreteram completamente em 2024

 Oito das 277 geleiras da Suécia derreteram completamente em 2024

Foto: Kevin Hadley

    Compartilhe:

A Suécia perdeu completamente oito de suas 277 geleiras em 2024, devido ao aquecimento global e outras 30 estão em perigo. O alerta veio nesta segunda-feira (22), através da diretora da estação de pesquisa de Tarfala, na região norte do país escandinavo.

Segundo a AFP Nina Kirchner, as geleiras derretidas "não voltarão no que nos resta de vida e tampouco se o aquecimento global continuar". Kirchner e colegas da estação de Tarfala, localizada próximo do Kebnekaise, maior montanha da Suécia, estudam imagens de satélite das geleiras do país para monitorar sua evolução.

Eles destacam que no início de 2025, realisaram uma revisão do mapeamento de 2024, e não conseguiram encotnrar oito geleiras nas imagens de satélite. A princípio acharam que havia ocorrido algum erro, mas depois de revisar os dados duas vezes, a conclusão foi a de que oito geleiras haviam desaparecido.

A maior geleira tinha o tamanho aproximado de seis campos de futebol. Desde que foram introduzidas em imagens de satélites de alta resolução no ano de 2000, estas foram as primeiras geleiras que desapareceram completamente no país.

De acordo com a Organização Meteorológica Mundial, o ano de 2024 foi o ano mais quente já registrado no planeta. O uso de combustíveis fósseis em larga escala para a produção de energia desde a revolução industrial é o principal fator que impulsiona o aquecimento global causado pelo ser humano.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook