Mais Categorias
Economia

Receita libera quarto lote de restituição do IRPF 2025 para 1,9 milhão de contribuintes

Receita libera quarto lote de restituição do IRPF 2025 para 1,9 milhão de contribuintes

Foto: Divulgação / Receita Federal

    Compartilhe:

Cerca de 1,9 milhão de contribuintes que entregaram a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2025 dentro do prazo receberão restituição nesta sexta-feira (29), quando a Receita Federal libera o quarto lote de pagamentos do ano. O lote também contempla restituições residuais de anos anteriores.

Ao todo, 1.884.035 contribuintes receberão R$ 2,92 bilhões. A maior parte desse valor será destinada a declarantes sem prioridade, que entregaram a declaração perto do fim do prazo.

A distribuição dos pagamentos é a seguinte:

  • 1.454.509 contribuintes sem prioridade;
  • 312.915 contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida e/ou optaram pelo Pix;
  • 72.434 contribuintes de 60 a 79 anos;
  • 22.841 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
  • 13.515 contribuintes acima de 80 anos;
  • 7.821 contribuintes com deficiência física ou mental ou doença grave.

Este ano, o uso combinado da declaração pré-preenchida e do Pix passou a garantir prioridade no recebimento, mesmo para contribuintes que não tinham direito prioritário por lei.

A consulta à restituição está disponível desde 22 de agosto no site da Receita Federal, clicando em “Meu Imposto de Renda” e depois em “Consultar a Restituição”. Também é possível consultar pelo aplicativo da Receita Federal para smartphones e tablets.

O pagamento será feito na conta ou chave Pix do tipo CPF informada na declaração. Caso não conste na lista, o contribuinte deve acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC), verificar pendências e, se necessário, enviar uma declaração retificadora para receber nos próximos lotes da malha fina.

Se a restituição não puder ser depositada na conta informada, os valores ficarão disponíveis por até 1 ano no Banco do Brasil, podendo ser resgatados em qualquer conta em nome do contribuinte. Após esse prazo, o resgate deve ser solicitado pelo Portal e-CAC, na opção “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook