Mais Categorias
Mundo

Vídeo mostra brasileira trans sendo presa de forma violenta por agentes de imigração nos EUA

Vídeo mostra brasileira trans sendo presa de forma violenta por agentes de imigração nos EUA

Foto: Reprodução / Redes Sociais

    Compartilhe:

Uma mulher trans brasileira que vive nos Estados Unidos há pelo menos cinco anos, foi presa no último sábado (23) por agentes de imigração em Maryland, próximo a Washington. Segundo relato das amigas, ela está detida em uma prisão masculina na Virgínia, isolada dos demais detentos, e durante a abordagem foi tratada pelos policiais com pronomes masculinos.

Alice Barbosa, de  28 anos, aguardava o desfecho de um pedido de asilo no país. A prisão aconteceu quando ela entrava no carro de uma amiga. Vídeos registraram a ação, que mostrou uso de força e acusações de “violação imigratória”.

A advogada de Alice acompanha o caso, mas detalhes sobre sua situação migratória ainda não foram confirmados. Familiares e amigos acionaram o consulado brasileiro, que informou que só poderia intervir a partir desta segunda-feira (25).

O caso provocou mobilização. A deputada federal Erika Hilton afirmou ter acionado o Itamaraty e classificou a prisão como arbitrária e violenta, em desrespeito a tratados internacionais de direitos humanos. A Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra) também se manifestou, enviando ofícios a diversos ministérios e órgãos brasileiros, cobrando garantias jurídicas, acompanhamento consular e respeito à dignidade de Alice.

A Antra exigiu sua liberação imediata e recomendou que pessoas trans e travestis brasileiras evitem viajar aos Estados Unidos enquanto persistirem políticas consideradas hostis a essa população.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook