Mais Categorias
Policial

FAB intercepta e destrói avião vindo da Venezuela por suspeita de tráfico de drogas

FAB intercepta e destrói avião vindo da Venezuela por suspeita de tráfico de drogas

Foto: COMAE

    Compartilhe:

A Força Aérea Brasileira (FAB) interceptou e destruiu, na quarta-feira (19), uma aeronave vinda da Venezuela que sobrevoava ilegalmente a Terra Indígena Yanomami, em Roraima. O piloto conseguiu fugir após pousar em uma pista de terra próxima à região de Surucucu.

A ação teve início por volta das 7h, quando os radares da FAB identificaram a entrada do avião no espaço aéreo brasileiro sem plano de voo e sem contato com o controle de tráfego aéreo, levantando suspeitas de envolvimento com o tráfico de drogas.

Dois caças A-29 Super Tucano foram acionados para a interceptação. A FAB informou que todas as fases do protocolo de policiamento do espaço aéreo foram seguidas, incluindo averiguação, intervenção e tiro de aviso. Diante da resistência do piloto em obedecer às ordens, a aeronave foi classificada como hostil e alvo de tiro de detenção, para forçar o pouso.

Após o pouso, um helicóptero H-60 Black Hawk foi enviado ao local, mas o piloto já havia fugido. A aeronave, que estava com matrícula adulterada, foi destruída no local. A operação faz parte do esforço de combate a crimes como o narcotráfico na região da Amazônia.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook