A PEC da Blindagem foi oficialmente arquivada no Senado Federal nesta quarta-feira (24), conforme anúncio do presidente da Casa, senador Davi Alcolumbre (União-AP). Ele ressaltou que o procedimento seguiu o regimento interno, permitindo a retirada da proposta sem votação em plenário, e agradeceu à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) pela rápida análise.
Mais cedo, a CCJ rejeitou por unanimidade o texto, que pretendia conceder a deputados e senadores o poder de autorizar ou barrar a abertura de processos contra membros do Congresso Nacional. A decisão ocorreu após manifestações em todas as capitais no domingo (21), contrárias à medida.
O relator, senador Alessandro Vieira (MDB), classificou a PEC como inconstitucional e afirmou que seu verdadeiro objetivo era proteger criminosos, não as prerrogativas parlamentares.
A mudança de postura também marcou a votação: partidos governistas e o PT, que haviam dado apoio ao texto na Câmara, rejeitaram a proposta no Senado. O PT aprovou, inclusive, uma resolução interna contra a blindagem parlamentar antes da votação.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 25/09/2025
PEC da Blindagem é arquivada no Senado após...
Proposta que ampliava prerrogativas de deputados e...
- Por REDAÇÃO
- 11/09/2025
Pernambuco promulga lei que combate erotização...
O texto foi publicado na edição desta quinta-feira (11)...