Polícia aponta falha de agentes públicos em resgate de naufrágio que matou advogada em Suape
Foto: Reprodução
A Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) concluiu o inquérito sobre o naufrágio que causou a morte da advogada Maria Eduarda Carvalho de Medeiros, de 38 anos, e apontou indícios de omissão funcional por parte de agentes públicos envolvidos na operação de salvamento. O documento foi encaminhado ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE) para as providências cabíveis.
Segundo o relatório assinado pelo delegado Ney Luiz Rodrigues, o acidente ocorrido no dia 21 de junho, em Suape, foi classificado como marítimo e involuntário, sem indícios de dolo ou culpa atribuídos ao médico Seráfico Júnior, noivo da vítima, que estava com ela na embarcação.
Maria Eduarda estava em um barco à vela, apropriado para águas rasas, quando a embarcação naufragou. O corpo da advogada foi encontrado três dias depois, próximo à Praia de Calhetas.
A investigação destacou “falhas graves de comunicação e resposta operacional” por parte do Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciods). O inquérito revela que o acidente foi registrado às 17h08, mas o acionamento do Grupamento Tático Aéreo (GTA) só ocorreu seis horas depois, comprometendo o tempo de resposta.
O coordenador do Ciods disse ter acionado o GTA imediatamente, mas a própria corporação negou ter recebido o chamado via Ciods, o que sugere omissão funcional, segundo o relatório.
Também foram constatadas falhas na articulação com a Capitania dos Portos, o Corpo de Bombeiros e o Salva-Mar de Ipojuca, comprometendo a eficácia do resgate. A polícia considera que essas condutas podem configurar crime militar e recomendou apuração de responsabilidade administrativa dos envolvidos.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 10/12/2025
MPPE solicita novas diligências à Polícia Civil no...
Polícia Civil também investiga a possível...
- Por REDAÇÃO
- 09/12/2025
Falso perito judicial e ex-PM é preso com armas e...
Homem de 32 anos foi flagrado pela Polícia Militar com...
- Por REDAÇÃO
- 09/12/2025
Mulher é presa ao tentar entrar em presídio de...
Detento que receberia o material também será punido...
- Por REDAÇÃO
- 09/12/2025
Estudante é agredido durante jogo interclasse em...
Arthur Vitor levou um soco na nuca, caiu e bateu a cabeça...
- Por REDAÇÃO
- 09/12/2025
Dois jovens são baleados após partida de futebol na...
Vítimas foram socorridas e Polícia Civil investiga dupla...
- Por REDAÇÃO
- 05/12/2025
PM alvo da Operação Eneida morre baleado ao tentar...
Militar era suspeito de vazar informações sigilosas para...